Facções criminosas do Brasil podem ter chegado a Portugal

Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública, assegurou que a PF está em colaboração com as autoridades portuguesas em relação a esse tema.

Durante um evento realizado nesta quinta-feira em Lisboa, Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública, afirmou que facções criminosas brasileiras podem ter se expandido para Portugal. 

"É possível que alguns membros de facções criminosas tenham vindo para Portugal", afirmou o ministro, citado pelo portal Poder360. "Até pela facilidade da língua e pelo tradicional acolhimento que Portugal dá aos brasileiros", prosseguiu.

O ministro assegurou que a Polícia Federal brasileira está em colaboração com as autoridades portuguesas em relação a esse tema e também no combate ao tráfico internacional de drogas. O Brasil é usado "como um corredor por outros países da América do Sul", acrescentou.

O Brasil, segundo um estudo divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, possui 72 facções criminosas em atividade, movimentando bilhões de dólares em atividades ilícitas. Duas delas (Comando Vermelho e PCC) possuem atuação transnacional.