
Principal aeroporto de Israel tornou-se uma 'base aérea' para os EUA, afirma chefe da aviação civil

O Diretor-Geral da Autoridade de Aviação Civil de Israel, Shmuel Zakay, alertou que o Aeroporto Ben Gurion, localizado próximo a Tel Aviv, "virou um aeródromo militar" devido ao constante desdobramento de aeronaves americanas, em meio à escalada regional e às tensões com o Irã, informou a imprensa israelense na segunda-feira (11).

Zakay enviou uma carta à Ministra dos Transportes de Israel, Miri Regev, e ao Diretor-Geral do Ministério, Moshe Ben Zaken, alertando sobre o impacto da atividade militar na aviação civil.
"Transformação do Aeroporto Ben Gurion em uma base militar prejudica retorno de companhias aéreas estrangeiras e ameaça estabilidade financeira das empresas israelenses", declarou a autoridade, citada pelo veículo. Ele também afirmou que a limitação do número de voos está causando um aumento nos preços das passagens.
"Pouca atividade civil"
Zakay observou que várias companhias aéreas Israelenses transferiram algumas de suas aeronaves para fora do país devido à deterioração da segurança regional e que muitos ainda não conseguiram voltar. O diretor sustentou que a presença massiva de aeronaves militares dos EUA impede o funcionamento normal no principal aeroporto Israelense.
Durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do parlamento israelense, o Diretor Executivo da Israir, Uri Sirkis, afirmou que sua empresa costuma estacionar simultaneamente cerca de 17 aeronaves em Ben Gurion, mas atualmente só tem autorização para sair quatro durante a noite. Segundo ele, isso reduz a oferta de voos e encarece as passagens aéreas.
O chefe da aviação civil israelense pediu para mover a aeronave militar dos EUA para outras bases e exigiu assistência financeira para as companhias aéreas locais. "O Aeroporto Ben Gurion se tornou um campo de aviação militar com pouca atividade civil", afirmou Zakay na carta.

