Notícias

"Nada mudou": a primeira reação de Putin ao debate entre Biden e Trump

O presidente russo afirmou que assistiu alguns fragmentos do debate entre os candidatos presidenciais norte-americanos.
"Nada mudou": a primeira reação de Putin ao debate entre Biden e TrumpGettyimages.ru / Andrew Harnik

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira que fundamentalmente "nada mudou" após o primeiro debate presidencial nos Estados Unidos, realizado na semana passada, que foi descrito por muitos como um fracasso para o atual presidente norte-americano, Joe Biden.

Questionado pelo jornalista Pavel Zarubin se mudou de opinião de que Biden é o candidato preferido para a Rússia, Putin observou que "nada estava em dúvida" e que "nada mudou", ao mesmo tempo que notou que viu apenas alguns fragmentos do debate, porque "tem bastante coisas para fazer."

"Em geral, é claro, assisti [ao debate], já que é impossível se afastar disso, especialmente porque os EUA continuam sendo uma grande potência", enfatizou.

Quanto às declarações de Donald Trump de que poderia encerrar o conflito ucraniano em 24 horas, Putin disse que Moscou "leva isso muito a sério". "Não tenho dúvidas de que está falando sério e nós o apoiamos", afirmou, acrescentando que a "questão-chave" é "como" vai fazer isso.

Questão das forças nucleares

Entre outras coisas, o presidente mencionou que a Rússia se considera autorizada a iniciar o desenvolvimento e a produção de sistemas de força nuclear de alcance intermediário. "Com a retirada dos EUA [do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário] e o anúncio de que estão iniciando a produção, também nos sentimos autorizados a iniciar o desenvolvimento e a produção no futuro", enfatizou.