Notícias

Canadá nomeia a primeira mulher para comandar as Forças Armadas

O primeiro-ministro está confiante de que a tenente-general Jennie Carignan ajudará a tornar o país "mais forte, mais seguro e mais preparado para enfrentar os desafios de segurança global".
Canadá nomeia a primeira mulher para comandar as Forças ArmadasGettyimages.ru / guvendemir

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou na quarta-feira a nomeação da tenente-general Jennie Carignan como chefe do Estado-Maior de Defesa, tornando-a a primeira mulher a ocupar o cargo no país norte-americano.

Carignan será promovida ao posto de general e substituirá o general Wayne Eyre em uma cerimônia que será realizada em 18 de julho, informou o Governo.

Trudeau descreveu Carignan como "um grande trunfo" para as Forças Armadas, e disse estar "confiante" de que ela "ajudará a tornar o Canadá mais forte, mais seguro e mais preparado para enfrentar os desafios da segurança global".

Falando em um evento em Montreal, afirmou que a nomeação da nova chefe de gabinete era uma "escolha extraordinariamente importante", particularmente "nestes tempos de geopolítica complicada e ameaças crescentes".

  • Carignan entrou para o Exército em 1986. Em 2008, se tornou a primeira mulher a comandar uma unidade de combate. Serviu no Afeganistão e, mais tarde, fez missões na Bósnia e Herzegovina e na Síria. De 2019 a 2020, liderou a missão da OTAN no Iraque e, nos últimos três anos, atuou como chefe de Cultura e Conduta Profissional da Defesa Nacional, transformando a cultura das Forças Armadas do país.