Mais de 30 mil pessoas participam da Marcha do Regimento Imortal no Quirguistão

Os participantes carregavam retratos de seus parentes, veteranos e combatentes mortos, que derrotaram o fascismo.

Mais de 30 mil pessoas tomaram as ruas de Bishkek, capital do Quirguistão, no dia 9 de maio, para participar da marcha do Regimento Imortal, realizada em homenagem à grande vitória soviética sobre o nazismo, informou imprensa local.

Os participantes carregavam retratos de parentes que lutaram na Grande Guerra Patriótica, veteranos e combatentes mortos, para homenageá-los.

A iniciativa popular, originada na Rússia, se espalhou para outros países como forma de lembrar os heróis que derrotaram o fascismo.

Mais de 3 mil policiais, mobilizados em regime de serviço reforçado, garantiram a segurança e a ordem pública. O evento ocorreu sem violações ou incidentes.

A República Socialista Soviética do Quirguistão enviou para lutar nas frentes da Grande Guerra Patriótica mais de 360 mil homens e mulheres, ou seja, um em cada quatro habitantes.

Destes, mais de 150 mil foram condecorados com ordens e medalhas por sua bravura na luta contra os invasores fascistas; 22 se tornaram cavaleiros plenos da Ordem da Glória, e 73 heróis receberam o honroso título de Herói da União Soviética.