A embaixada russa na Áustria denunciou, na sexta-feira (8), a profanação de sepulturas de soldados soviéticos no Cemitério Central de Viena.
Em imagens divulgadas pela missão diplomática, podem ser vistas pelo menos três lápides danificadas de soldados que caíram em combate durante a libertação da Áustria do nazismo.
"Esses tipos de atos criminosos não podem ser considerados 'vandalismo' ou um incidente fortuito. Este é um ataque deliberado à memória histórica, uma tentativa de ultrajar a façanha daqueles que salvaram a Europa da 'peste marrom'", afirmou a embaixada, lembrando que o fato de ter ocorrido pouco antes do 81º aniversário da vitória da URSS sobre a Alemanha nazista é "especialmente cínico".
A embaixada informou que entrou em contato com as "autoridades austríacas competentes", que prometeram restaurar as lápides danificadas e investigar o caso.