Os países ocidentais "egoístas" não foram capazes de construir uma segurança mundial verdadeira, denunciou o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, nesta quinta-feira, falando em uma reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).
"Estamos profundamente convencidos de que, no século XXI, é necessário construir uma segurança mundial verdadeira e indivisível", declarou Lukashenko, citado pela agência de notícias BelTA, de Belarus.
Segundo o presidente bielorrusso, "a iniciativa deve ser tomada pelos países de maioria global, já que o Ocidente narcisista e egoísta se mostrou incapaz de fazê-lo". "Hoje [no Ocidente] não há líderes capazes de tomar decisões responsáveis por conta própria", disse ele.
Previamente, no início do dia, Belarus entrou oficialmente para a OCX. A cerimônia de assinatura dos documentos de adesão ocorreu no início da sessão plenária.
A OCX foi criada em 15 de junho de 2001, em Xangai, em uma reunião dos chefes de Estado da China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão e Uzbequistão. A Índia e o Paquistão tornaram-se membros plenos da organização em 2017, e o Irã em 2023. Embora não seja um bloco militar, o principal objetivo da organização é fortalecer a segurança na região.