Notícias

Lukashenko: O Ocidente "egoísta" não foi capaz de construir uma segurança mundial verdadeira

"Estamos profundamente convencidos de que no século XXI é necessário construir uma segurança mundial verdadeira e indivisível", disse o presidente de Belarus.
Lukashenko: O Ocidente "egoísta" não foi capaz de construir uma segurança mundial verdadeiraSputnik / Pavel Bednyakov

Os países ocidentais "egoístas" não foram capazes de construir uma segurança mundial verdadeira, denunciou o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, nesta quinta-feira, falando em uma reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (OCX).

"Estamos profundamente convencidos de que, no século XXI, é necessário construir uma segurança mundial verdadeira e indivisível", declarou Lukashenko, citado pela agência de notícias BelTA, de Belarus. 

Segundo o presidente bielorrusso, "a iniciativa deve ser tomada pelos países de maioria global, já que o Ocidente narcisista e egoísta se mostrou incapaz de fazê-lo". "Hoje [no Ocidente] não há líderes capazes de tomar decisões responsáveis por conta própria", disse ele.

Previamente, no início do dia, Belarus entrou oficialmente para a OCX. A cerimônia de assinatura dos documentos de adesão ocorreu no início da sessão plenária.

OCX foi criada em 15 de junho de 2001, em Xangai, em uma reunião dos chefes de Estado da China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão e Uzbequistão. A Índia e o Paquistão tornaram-se membros plenos da organização em 2017, e o Irã em 2023. Embora não seja um bloco militar, o principal objetivo da organização é fortalecer a segurança na região.