O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se nesta quinta-feira com o presidente interino do Irã, Mohammad Mokhber, à margem da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), realizada em Astana, capital do Cazaquistão.
"As relações entre o Irã e a Rússia são amigáveis e construtivas. Tenho certeza de que nossas relações serão fortalecidas independentemente do resultado das eleições em seu país", disse Putin a Mokhber, desejando-lhe um segundo turno eleitoral bem-sucedido.
Por sua vez, Mokhber disse que o líder supremo iraniano, Ayatollah Ali Hoseini Khamenei, havia transmitido uma mensagem ao presidente russo, reiterando que as relações entre os dois países não mudariam após as eleições.
De acordo com o presidente russo, as posições de Moscou e Teerã "são quase idênticas em questões importantes da agenda internacional". "Estamos unidos pela aspiração de criar uma ordem mundial multipolar, de respeitar todas as normas do direito internacional e de preservar o papel central das Nações Unidas", enfatizou.
Entre outras coisas, Putin apontou para um aumento significativo no número de turistas russos que viajam para a nação persa. "Os fluxos turísticos estão se intensificando, o número de turistas no Irã aumentou em um quarto", declarou.
A República Islâmica tornou-se membro pleno da OCX em 2023, depois de ter assinado um memorando de compromisso com a organização que abriu caminho para sua adesão.
Putin e Mokhber já haviam mantido contatos por meio de telefonemas, durante os quais foi enfatizada a disposição de ambos os lados de "fortalecer constantemente a cooperação" entre Teerã e Moscou "para o benefício dos povos de ambos os países".
À margem da cúpula da OCX, o líder russo já se reuniu na quarta-feira com os presidentes da China, Xi Jinping; Turquia, Recep Tayyip Erdogan; Azerbaijão, Iljam Aliyev; Cazaquistão, Kasim-Yomart Tokayev; e Mongólia, Ukhnaagiin Khurelsukh.