O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira que o plano que a Rússia preparou para resolver o conflito ucraniano permitirá terminar imediatamente os combates e passar para a fase das negociações, se Kiev e o Ocidente estiverem dispostos a aceitá-lo. Putin manifestou isso durante seu discurso na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) que está sendo realizada atualmente na capital do Cazaquistão, Astana.
"A Rússia sempre defendeu e continua defendendo uma solução pacífica, política e diplomática para a situação na Ucrânia, uma crise que surgiu como resultado da política absolutamente impertinente dos EUA e de seus satélites sob sua liderança", disse o mandatário. Nesse sentido, lembrou que Moscou "apresentou repetidamente propostas concretas a esse respeito".
"Gostaria de lembrá-los que, em meados de junho, apresentamos outra variante da solução [do conflito], que, caso o lado ucraniano e, o mais importante, seus patrocinadores ocidentais estejam dispostos a aceitá-la, permitiria literalmente interromper as hostilidades imediatamente, salvar vidas das pessoas e iniciar negociações", declarou Putin.
O presidente russo também agradeceu aos líderes dos países da OCX por suas propostas para a resolução do conflito ucraniano, enfatizando que "a Rússia está certamente pronta para levar em conta suas ideias e iniciativas".