
Guarda Revolucionária do Irã revela detalhes de operação contra navios dos EUA

A Força Naval do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã realizou um ataque combinado contra navios de guerra americanos nesta quinta-feira (7) na região do Estreito de Ormuz, informou o comando da organização, citado pela imprensa local.
"Após a violação do cessar-fogo e a agressão do Exército terrorista dos EUA contra um petroleiro da República Islâmica do Irã perto do porto de Jask, bem como a aproximação de destróieres do Exército terrorista americano ao Estreito de Ormuz, foi realizada uma operação combinada muito intensa e precisa, utilizando vários tipos de mísseis balísticos e de cruzeiro antinavio, além de drones de ataque com ogivas de alta capacidade explosiva, disparados contra os destróieres inimigos", diz o comunicado.

No documento, observações de inteligência indicam "danos significativos ao inimigo" e que "três embarcações inimigas agressoras fugiram rapidamente da área do Estreito de Ormuz".
Pouco antes, o porta-voz do Quartel-General Central Khatam al Anbiya do Irã, Ebrahim Zolfaghari, acusou os EUA de romperem o cessar-fogo ao atacar dois navios iranianos e várias áreas civis da República Islâmica.
- Após mais de um mês de hostilidades, os EUA e o Irã acordaram uma trégua em 7 de abril, mas as tensões continuam devido ao fracasso das negociações de paz, à troca de ataques verbais e ao bloqueio naval mútuo de embarcações comerciais entre o golfo Pérsico e o mar Arábico.
- O processo de negociação entre Teerã e Washington permanece indefinido depois que a segunda rodada entre as delegações dos dois países em Islamabad foi cancelada duas vezes.
- Diante do impasse diplomático, a República Islâmica advertiu que não aceitará ameaças nem pressão, ao mesmo tempo em que afirmou estar disposta a responder duramente a qualquer futura agressão.
