Notícias

Estudo revela os antidepressivos que mais engordam

Segundo uma pesquisa, as pessoas que tomam esses medicamentos teriam uma probabilidade até 15% maior de ganhar pelo menos 5% do peso inicial.
Estudo revela os antidepressivos que mais engordamGettyimages.ru / Sezeryadigar

Pesquisadores analisaram o impacto de oito antidepressivos no ganho de peso e revelaram quais são os três dentre eles que mais engordam, informou recentemente o Harvard Piligrim Health Care Institute.

O estudo foi realizado com um banco de dados de 183.118 adultos com idades entre 18 e 80 anos, os quais eram novos usuários de antidepressivos, e cada um recebeu um dos oito antidepressivos mais comuns nos EUA.

Os investigadores coletaram os dados em períodos de 6, 12 e 24 meses após o tratamento com oito antidepressivos comuns: sertralina, citalopram, escitalopram, fluoxetina, paroxetina, bupropiona, duloxetina e venlafaxina. "Esse estudo fornece evidências importantes do mundo real sobre a quantidade de ganho de peso que se pode esperar após o início de alguns dos antidepressivos mais comuns", disse um dos autores do estudo.

Após um período de estudo de seis meses, os resultados estabeleceram que os utilizadores de escitalopram, paroxetina e duloxetina tinham uma probabilidade 10 a 15% maior de ganhar pelo menos 5% do peso inicial do que os usuários de sertalina, o medicamento mais comum.

Os que tomavam bupropiona ganharam a menor quantidade de peso em comparação com os usuários de outros antidepressivos, e tinham de 15 a 20% menos probabilidade de ganhar uma quantidade de peso clinicamente significativa. Quanto à fluoxetina, seu uso não foi associado à mudança de peso em seis meses.