'Imunda' e 'incompetente': Hospital afasta técnica que denunciou Magno Malta

Profissional relatou ter levado um tapa no rosto durante exame; senador nega acusações.

A técnica de enfermagem que denunciou o senador Magno Malta (PL-ES) por agressão foi afastada por recomendação médica, informou o Metrópoles nesta quarta-feira (6).

O caso ocorreu na quinta-feira (30), durante um exame no Hospital DF Star, em Brasília.

"O hospital informa que a técnica de enfermagem encontra-se afastada de suas atividades por recomendação de seu médico particular", disse a unidade.

Segundo a profissional, Malta realizava uma angiotomografia de tórax e coronárias quando houve extravasamento de contraste no braço do parlamentar. Ao explicar a necessidade de compressão no local, ela afirma que o senador reagiu de forma agressiva.

A técnica relatou que Malta deu um tapa em seu rosto, entortou seus óculos e a chamou de "imunda" e "incompetente". O senador nega as acusações.

Entidades acompanham o caso

O Sindate-DF afirmou que aguarda a apuração dos fatos. "Caso as denúncias sejam confirmadas, o Sindate repudia veementemente qualquer tipo de agressão ou desrespeito contra trabalhadores da saúde", declarou.

O Setorial de Mulheres do SindEnfermeiro-DF também pediu providências. "Expressamos a necessidade de que a denúncia da técnica de enfermagem seja credibilizada e sejam tomadas as providências cabíveis pelas entidades de classe, pela Segurança Pública e pelo Judiciário", afirmou.

Malta negou a denúncia em vídeo publicado nas redes sociais. "Vocês me conhecem. Eu nunca encostei a mão em ninguém, nem nas minhas filhas, nem em nenhuma mulher. Isso é falsa comunicação de crime", disse.

A defesa afirmou que o senador estava sob forte medicação e com a cognição comprometida. Segundo a equipe jurídica, ele "teria reagido ao sofrimento físico", e não à profissional.