
Presidente iraniano diz que seu país não se renderá aos EUA 'nem pela força'

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou nesta terça-feira (5) que o país não se submeterá à vontade dos Estados Unidos, destacando que a República Islâmica faz parte do mundo muçulmano e xiita, a segunda maior vertente do islã.

"Nós, muçulmanos, já nos rendemos antes: nos rendemos ao Todo-Poderoso, e ninguém mais pode nos fazer render", escreveu o mandatário em sua conta na rede X.
Na publicação, redigida em persa, árabe e inglês, Pezeshkian mencionou sua conversa telefônica com o recém-designado primeiro-ministro do Iraque, Ali Falih al Zaidi, na qual insistiu "em aconselhar as autoridades americanas a retirarem a ameaça militar" da região.
"Aos seguidores da escola xiita não se pode obrigar a se render, nem mesmo por meio da força", afirmou o presidente iraniano.
