Notícias

Suécia permite que avós tirem licença parental remunerada

O subsídio autorizado por lei pode ser usado por um período máximo de três meses.
Suécia permite que avós tirem licença parental remuneradaGettyimages.ru / Morsa Images

Uma nova lei que entrou em vigor na segunda-feira na Suécia permite que os avós tenham até três meses de licença remunerada do trabalho para cuidar de seus netos no primeiro ano de vida, segundo informado pela agência AP.

A proposta do Governo sobre a transferência do subsídio parental foi aprovada pelo parlamento de 349 membros em dezembro passado, e prevê que os pais possam transferir a licença para os avós. No caso de um casal, podem conceder um máximo de 45 dias, enquanto um pai solteiro pode tirar até 90 dias, apurou a Agência de Seguro Social estatal.

O novo benefício também está disponível para pessoas aposentadas, caso em que o pagamento é calculado com base em sua pensão. Durante esse período, eles não podem procurar trabalho ou estudar.

Na Suécia, a lei permite a licença paternidade quando uma criança nasce por 480 dias, o que equivale a 16 meses. Nos primeiros 390 dias, o pagamento é calculado com base na renda total da pessoa, enquanto nos 90 dias restantes, é paga uma taxa fixa de 180 coroas (cerca de 96 reais) por dia.

Além disso, eles podem desfrutar de outros benefícios, como jornada de trabalho reduzida até que a criança complete 8 anos de idade, enquanto que para os funcionários públicos esse benefício é estendido até os 12 anos de idade.

Essa nova lei torna mais uma vez o país escandinavo pioneiro em termos de benefícios para o parto, pois também foi o primeiro no mundo a incluir ambos os pais na licença parental.