Notícias

Generais israelenses querem trégua com o Hamas - NYT

Na opinião dos militares, essa seria a melhor maneira de libertar os israelenses sequestrados na Faixa de Gaza.
Generais israelenses querem trégua com o Hamas - NYTGettyimages.ru / Amir Levy

Generais israelenses defendem um cessar-fogo na Faixa de Gaza, mesmo que o Hamas use o tempo para se recuperar dos constantes ataques e ganhar força, informou nesta terça-feira o The New York Times, citando seis oficiais e ex-oficiais de segurança.

A trégua também é necessária para as próprias Forças israelenses, que precisam se recuperar no caso de uma guerra terrestre contra o Hezbollah, que continua seus ataques contra Israel a partir do sul do Líbano em protesto contra a ofensiva em Gaza, declaram os generais. Eles observam que suas tropas também não têm equipamentos e munição suficientes para continuar a luta. Nesse sentido, o cessar-fogo com o Hamas poderia facilitar um acordo com o Hezbollah que minimizaria as hostilidades na fronteira com o Líbano.

De acordo com o jornal, os generais acreditam que uma trégua com o Hamas também seria a melhor maneira de libertar os cerca de 120 israelenses sequestrados que ainda estão presos no enclave palestino, ou de recuperar os corpos dos que morreram.

"Os militares apoiam totalmente um acordo de reféns e um cessar-fogo", comentou Eyal Hulata, que foi conselheiro de Segurança Nacional de Israel até janeiro do ano passado. Acreditando que eles sempre podem retornar ao enclave palestino e lutar contra o Hamas no futuro, "eles entendem que uma pausa em Gaza torna mais provável uma redução das tensões no Líbano", acrescentou.

"E eles têm menos munição, menos peças de reposição e menos energia do que antes, por isso acham que uma pausa em Gaza nos dá mais tempo para nos prepararmos caso ocorra uma guerra maior contra o Hezbollah", resumiu Hulata.