O Departamento de Energia dos EUA está solicitando milhões de dólares em seu orçamento de 2027 para desenvolver um novo sistema nuclear lançado do ar capaz de destruir bunkers, chamado de "Sistema de Dissuasão Nuclear Lançado do Ar" (NDS-A), relata o The War Zone.
Atualmente, o arsenal dos EUA possui apenas uma bomba de penetração profunda: a B61-11, da qual existem menos de 100 unidades. O novo programa, que está em sua fase inicial, "fornecerá ao presidente opções nucleares adicionais para destruir alvos difíceis e profundamente enterrados, garantindo que os adversários não possam colocar seus ativos mais valiosos fora do alcance das forças nucleares dos EUA", de acordo com a Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA).
No passado, outras variantes, como a B61-12, não conseguiram substituir a B61-11. No início dos anos 2000, a NNSA e a Força Aérea dos EUA trabalharam em um programa chamado RNEP, uma bomba nuclear projetada especificamente para penetrar e destruir bunkers subterrâneos. No entanto, o Congresso dos EUA cancelou o RNEP em 2005. Agora, o NDS-A representa uma nova tentativa. A necessidade atual surge da proliferação de instalações enterradas e fortemente fortificadas, bem como da crescente complexidade das defesas aéreas dos adversários.
Orçamento e Características Ainda Incertos
O orçamento solicitado para o NDS-A no próximo ano fiscal é de US$ 99,8 milhões. Embora os detalhes sobre seu projeto ainda sejam escassos — não se sabe se será uma bomba não propelida ou um míssil —, sabe-se que ele pode ser lançado de aeronaves como o bombardeiro furtivo B-2 e, presumivelmente, do futuro B-21 Raider.
O Pentágono já havia alocado fundos para o NDS-A em orçamentos anteriores: US$ 39 milhões em 2025 e US$ 57 milhões em 2026. O projeto está progredindo com simulações, montagem de protótipos e futuros testes de voo em aeronaves F-15E e B-2.