Irã afirma que enriquecimento de urânio não tem restrição sob supervisão da OIEA

Representação iraniana também acusa Washington de descumprir obrigações no TNP.

A missão permanente do Irã junto à Organização das Nações Unidas afirmou que não há restrições ao nível de enriquecimento de urânio, desde que o processo ocorra sob supervisão do Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA). A declaração foi publicada neste sábado (2) na rede X.

A missão indicou que o acompanhamento do organismo internacional garante a conformidade com os parâmetros estabelecidos.

A missão afirmou que "Durante 56 anos, os EUA — detentores de milhares de ogivas nucleares e principal proliferador desse tipo de armas — têm descumprido flagrantemente suas obrigações de não proliferação e desarmamento nuclear, conforme estipulado nos artigos I e VI do TNP". 

O posicionamento também incluiu críticas à atuação dos Estados Unidos no âmbito do tratado. De acordo com a publicação, o país "Não deve ficar impune por seu comportamento indignante e hipócrita".

O Tratado de Não Proliferação Nuclear estabelece compromissos para limitar a disseminação de armas nucleares e promover o desarmamento, além de incentivar o uso pacífico da energia nuclear.