Notícias

Irã afirma que enriquecimento de urânio não tem restrição sob supervisão da OIEA

Representação iraniana também acusa Washington de descumprir obrigações no TNP.
Irã afirma que enriquecimento de urânio não tem restrição sob supervisão da OIEAGettyimages.ru

A missão permanente do Irã junto à Organização das Nações Unidas afirmou que não há restrições ao nível de enriquecimento de urânio, desde que o processo ocorra sob supervisão do Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA). A declaração foi publicada neste sábado (2) na rede X.

A missão indicou que o acompanhamento do organismo internacional garante a conformidade com os parâmetros estabelecidos.

A missão afirmou que "Durante 56 anos, os EUA — detentores de milhares de ogivas nucleares e principal proliferador desse tipo de armas — têm descumprido flagrantemente suas obrigações de não proliferação e desarmamento nuclear, conforme estipulado nos artigos I e VI do TNP". 

O posicionamento também incluiu críticas à atuação dos Estados Unidos no âmbito do tratado. De acordo com a publicação, o país "Não deve ficar impune por seu comportamento indignante e hipócrita".

O Tratado de Não Proliferação Nuclear estabelece compromissos para limitar a disseminação de armas nucleares e promover o desarmamento, além de incentivar o uso pacífico da energia nuclear.