Coreia do Sul retoma os exercícios de fogo na fronteira com o norte pela primeira vez em seis anos

Os exercícios foram realizados a 5 quilômetros da Linha de Demarcação Militar, na fronteira com Pyongyang.

A Coreia do Sul retomou os exercícios de artilharia de fogo real na área de fronteira com a Coreia do Norte na terça-feira, pela primeira vez em seis anos, informou nesta terça-feira a mídia local Yonhap, citando os militares sul-coreanos.

Os exercícios, que ocorreram em campos de tiro nas províncias de Gyeonggi e Gangwon, a cinco quilômetros da Linha de Demarcação Militar que marca a fronteira entre os dois países, envolveram obuseiros autopropelidos K9 e K105A1, que dispararam cerca de 140 projéteis, segundo os militares.

"Os exercícios de tiro [...] se concentraram no fortalecimento da prontidão da artilharia e da capacidade de resposta em caso de provocações inimigas", disse a agência, acrescentando que continuará a realizar "regularmente" "exercícios de treinamento de unidades de artilharia e manobras em áreas de fronteira.

A retomada das manobras ocorreu quase um mês depois que Seul suspendeu o pacto intercoreano que havia sido assinado em 2018 com o objetivo de reduzir as tensões na península, em resposta ao fato de Pyongyang ter enviado centenas de balões carregados de lixo para seu território.