Notícias

Bolívia convoca embaixador argentino por declarações de Javier Milei

Da mesma forma, o mais alto representante diplomático boliviano na Argentina, Ramiro Tapia, foi convocado para consultas.
Bolívia convoca embaixador argentino por declarações de Javier MileiGettyimages.ru / Mateo Romay Salinas / Anadolu

A chanceler da Bolívia, Celinda Sosa, anunciou nesta segunda-feira a convocação do embaixador argentino em La Paz por conta das declarações feitas pela presidência de Javier Milei, que qualificou como falsa a tentativa fracassada de golpe de Estado contra o presidente Luis Arce em 26 de junho.

Foi também anunciado que o embaixador da Bolívia em Buenos Aires, Ramiro Tapia, foi chamado para consultas em seu país de origem.

Prada afirmou que essa decisão foi tomada "por respeito à soberania" de seu país e para "expressar sua rejeição enérgica" às declarações feitas pela Administração de Javier Milei.

Tensão diplomática

Essa decisão foi anunciada após o país andino emitir um comunicado rejeitando as alegações do Governo argentino de que a tentativa de golpe contra Arce, a qual descreveu como "fraudulenta", era uma "falsa acusação". Segundo a posição da Casa Rosada, que é diferente da maioria dos países da região que condenaram o ocorrido, "a história divulgada não era muito crível e os argumentos não se encaixavam no contexto sociopolítico do país latino-americano".

Por sua vez, La Paz ressalta que há um "negacionismo excessivo e inaceitável" e pede que a Argentina "se informe e atue no âmbito dos princípios de respeito à soberania e não-intervenção nos assuntos internos de outros Estados, de acordo com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional".