No primeiro semestre deste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrou 72 novos mercados para produtos agrícolas brasileiros em um total de 30 países - o que representa o maior patamar da história para o comércio exterior da agropecuária brasileira.
Além disso, junho também foi marcado pela maior expansão da série histórica, com o registro de 26 novos mercados em 13 países diferentes. O número corresponde a 32% do total de 2024 até o momento.
Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o Brasil se tornou uma "bola da vez para produtos de qualidade". "Batemos todos os recordes de abertura de mercados - 18 meses, um ano e meio do Governo Lula -, 150 mercados abertos para produtos da agropecuária brasileira", ressalta.
As aberturas realizadas em 2024 contempla países de todos os continentes: África (6 países), Ásia (13 países), Europa (3 países), Américas (7 países) e Oceania (1 país).
Entre os principais produtos agrícolas brasileiros estão sementes de hortaliças, suínos vivos e seus derivados, carne suína, produtos à base de camarões, entre outros.
Nos primeiros cinco meses de 2024, o agronegócio representou 49,6% de um total das exportações brasileiras, gerando 67,17 bilhões de dólares em receita.