Notícias

Polônia impõe restrições à entrada e saída de caminhoneiros ucranianos

Por enquanto, o motivo da decisão de Varsóvia não foi especificado.
Polônia impõe restrições à entrada e saída de caminhoneiros ucranianosGettyimages.ru / Anadolu

A Polônia impôs, na segunda-feira, restrições à entrada e saída de caminhões ucranianos que não têm permissão para transporte internacional de carga, informou nesta segunda-feira o Serviço Estatal de Alfândega da Ucrânia no seu canal do Telegram.

"A partir da meia-noite do dia 1º de julho, o lado polonês suspendeu nos postos de controle a entrada e a saída de e para a República da Polônia de veículos de carga ucranianos que não tenham uma autorização para transporte internacional de carga: autorização ou certificado da ECMT [Conferência Europeia dos Ministros dos Transportes]", diz o comunicado.

O motivo da decisão de Varsóvia não foi especificado. A agência disse que os postos de controle em outras partes da fronteira ucraniana estão funcionando normalmente.

Neste ano, ocorreram protestos em massa na Polônia por parte dos agricultores, que, entre outras coisas, se opuseram à entrada de produtos agrícolas ucranianos e criticaram os princípios do Pacto Verde da UE, que visa colocar o bloco no caminho da transformação ecológica e, por fim, alcançar a neutralidade climática até 2050.