Kremlin: Tropas ucranianas na fronteira com Belarus são nosso problema comum

O porta-voz da presidência russa explicou que Belarus faz parte do Estado da União e tem laços estreitos com Moscou.

A concentração de tropas ucranianas na fronteira com Belarus é um "motivo de preocupação" não apenas para Minsk, mas também para Moscou, declarou o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, nesta segunda-feira.

"Belarus faz parte do Estado da União e temos um formato especial de diálogo por meio de todas as agências relevantes, incluindo serviços especiais", explicou. "Nossos Ministérios da Defesa estão em cooperação, em contato permanente. Portanto, esse é um motivo de preocupação não apenas para Minsk, mas também para Moscou", acrescentou.

No último sábado, o Ministério da Defesa de Belarus comunicou que as tensões na fronteira estão aumentando, e que a Ucrânia está enviando tropas para lá. Em particular, veículos de combate de infantaria de fabricação norte-americana, lançadores de foguetes múltiplos, artilharia pesada de longo alcance e outros equipamentos foram posicionados na região ucraniana de Zhitomir.

Pavel Muraveiko, chefe do Estado-Maior e primeiro vice-ministro da Defesa de Belarus, em uma entrevista à ONT, também informou sobre a atividade das tropas ucranianas na fronteira, e observou que Kiev enviou forças especiais para a área.