Notícias

Aviões da OTAN monitoram os céus da Ucrânia e compartilham dados com Kiev

O UK Defence Journal informa que a Aliança Atlântica enviou aeronaves com o Sistema de Alerta Antecipado e Controle Aerotransportado no espaço aéreo da Polônia.
Aviões da OTAN monitoram os céus da Ucrânia e compartilham dados com KievGettyimages.ru / David Young / dpa

Aeronaves da OTAN monitoram o espaço aéreo ucraniano e compartilham dados com Kiev, informou o UK Defence Journal no domingo.

Segundo o que foi informado, aeronaves da Aliança Atlântica equipadas com o Sistema de Alerta Antecipado e Controle Aerotransportado (AWACS, em suas siglas em inglês) foram posicionadas nos céus da Polônia.

Nesse contexto, o portal cita as declarações de um ex-oficial da Força Aérea Real dizendo que "oficialmente, qualquer inteligência coletada é enviada apenas para as nações da OTAN, mas todos sabem que algumas dessas nações compartilham rapidamente as informações com a Ucrânia". "[Isso] permite que eles [os ucranianos] combatam os ataques que chegam. Os dados da inteligência ocidentais dão à Ucrânia a capacidade de responder um pouco mais rápido", argumentou.

Em janeiro do ano passado, a OTAN indicou que enviou à Romênia aeronaves de vigilância com o sistema AWACS para "monitorar a atividade militar russa" perto das fronteiras do bloco. A aliança atribuiu sua decisão à necessidade de garantir a segurança de seus aliados europeus em face do conflito em curso na Ucrânia. "O AWACS pode detectar aeronaves a centenas de quilômetros de distância, o que o torna um recurso fundamental para a dissuasão e a defesa da OTAN", enfatizou.