O primeiro lote de 14 tanques M1A2 Abrams e um veículo blindado de recuperação M88 chegou na sexta-feira às novas instalações da OTAN na cidade de Powidz, na Polônia, localizada a cerca de 400 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.
Conforme relatado pelo Exército dos EUA, espera-se que esse novo complexo, o trabalho de infraestrutura mais significativo da Aliança Atlântica nos últimos 30 anos, esteja totalmente operacional até 2025.
"O que torna essa instalação tão importante é o relacionamento entre os Estados Unidos, a OTAN e nossos parceiros poloneses. Essa instalação nos permite ficar prontos, trabalhando com e por meio de nossos parceiros", revelou o coronel americano Ernest Lane.
"Essa instalação tem um impacto enorme sobre a OTAN. Sua localização estratégica nos permite ter várias avenidas de aproximação e rotas de partida e embarque", disse Lane, acrescentando que é um exemplo de posicionamento estratégico no lugar certo e na hora certa.
Implantação rápida
O tenente-coronel Omar McKen descreveu a instalação em Powidz como "uma plataforma de projeção avançada que será usada na Europa. Ela permite que uma brigada blindada se desloque para a Europa e receba o equipamento necessário em 48 horas.
A instalação também desempenhará um papel crucial na manutenção de exercícios em larga escala que contribuem para os altos níveis de prontidão de vários exércitos na Europa e para as capacidades de implantação rápida.
Espera-se que o local abrigue em breve até 85 tanques de batalha, 190 veículos de combate blindados, incluindo o M2 Bradley, e 35 peças de artilharia, como o obuseiro autopropelido M109 Paladin e outras munições.