Gangues criminosas dos EUA perseguem conjuntos de Lego

Especialistas dizem que os itens da marca estão regularmente entre os dez itens mais roubados no varejo.

Uma onda de roubos de produtos Lego está assolando os Estados Unidos neste verão. Tanto ladrões individuais quanto gangues inteiras de criminosos estão levando conjuntos de Lego no valor de centenas de milhares de dólares das lojas, informou no sábado a CNN.

O fato é que os jogos roubados são fáceis de revender, afirmaram especialistas em crimes de varejo à rede. É difícil rastreá-los, e o preço até mesmo de jogos usados, sem falar que estão em perfeitas condições, raramente cai abaixo de 50% de seu valor original.

Nos últimos meses, a polícia dos EUA recuperou milhares de caixas de brinquedos Lego roubados em vários estados e, na Califórnia, prendeu membros de uma gangue criminosa que roubou mais de 2.800 caixas. Os mais populares são os conjuntos caros, que poderiam custar mais de mil de dólares (cerca de 5.582 reais).

Os especialistas dizem que os itens da marca estão regularmente entre os dez itens mais roubados no varejo, juntamente com jeans de marca, bolsas, sapatos de grife, produtos para a pele da Olay e produtos da Apple. Além disso, os furtos ocorrem em uma velocidade surpreendente: entre 30 segundos e um minuto, o que dificulta o trabalho das lojas.