
Nova York enfrenta pior rombo fiscal desde a Grande Recessão

O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, alertou que a cidade enfrenta "um déficit maior do que qualquer outro desde a Grande Recessão" (2008-2009). Mamdani culpou os anos de má gestão, financiamento cronicamente insuficiente e um desequilíbrio estrutural na relação com o estado de Nova York.

Segundo o prefeito, não é possível fechar o déficit apenas com cortes; é preciso novas receitas e um "reajuste estrutural" com Albany (a capital do estado) para não sobrecarregar os trabalhadores.
Para enfrentar a crise, Mamdani anunciou a prorrogação do prazo do orçamento executivo até 12 de maio, já que "uma crise dessa escala não pode ser resolvida sem a ação do estado".
O prefeito afirmou que a cidade fará sua parte com responsabilidade fiscal, evitando cortar serviços essenciais, mas ressaltou que não conseguem isso sozinhos. Por isso, fez um apelo conjunto com a presidente do Conselho de Nova York, Julie Menin, para que e estado de Nova York aporte mais receitas.
