Notícias

"Crime de adulto, punição de adulto": Milei defende projeto de lei para reduzir a idade de responsabilidade criminal

A iniciativa do Governo da Argentina busca reduzir a idade de responsabilidade criminal no país para 13 anos.
"Crime de adulto, punição de adulto": Milei defende projeto de lei para reduzir a idade de responsabilidade criminalGettyimages.ru / Juan Naharro Gimenez/

O presidente da Argentina, Javier Milei, defendeu no domingo o projeto de lei para reduzir a idade de responsabilidade criminal para 13 anos que o Governo enviou ao Congresso na última sexta-feira.

"O crime de um adulto, a punição de um adulto. Quem os faz, os paga", manifestou o mandatário em uma entrevista ao canal Todo Noticias. Se tem a consciência de cometer um crime de adulto, por que não deveria pagar por isso como um adulto?" perguntou Milei.

"As pessoas respondem aos incentivos, se lhes faz menos rentável o delito, cometem menos crimes, e estamos trabalhando muito ativamente nisso, e está funcionando", explicou, exemplificando com a cidade de Rosário, onde, segundo ele, os crimes caíram 70%.

O Ministério da Justiça da Argentina explicou em um comunicado que a iniciativa busca combater "o crescimento persistente da criminalidade juvenil", ressaltando que o crime organizado "se aproveita de crianças e adolescentes para cometer crimes sem restrições, evitando assim a responsabilidade criminal".