O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, acusou o Irã de utilizar o estratégico estreito de Ormuz como uma "arma nuclear econômica", em uma entrevista à Fox News publicada nesta segunda-feira (27).
O chefe da diplomacia americana afirmou que a República Islâmica não pode ter o controle sobre um "arsenal atômico", em alusão ao estreito.
"Vejam o que eles fizeram com o estreito, é um ótimo exemplo. Basicamente, é o equivalente a uma arma nuclear econômica que tentam usar contra o mundo", disse, acrescentando que as autoridades iranianas "se gabam" de controlar entre 20% e 25% da energia mundial.
- Em 21 de abril, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a prorrogação do cessar-fogo com o Irã estabelecido em 7 de abril. Ele explicou que a decisão se deveu ao fato de o governo iraniano estar supostamente "gravemente dividido" e de o Paquistão ter solicitado a Washington que suspendesse seus ataques contra a república islâmica "até que seus líderes e representantes possam apresentar uma proposta unificada".
- Trump também informou que havia ordenado às Forças Armadas que mantivessem o bloqueio naval no Estreito de Ormuz e permanecessem em estado de alerta e operacionais.
- Em 18 de abril, a Guarda Revolucionária do Irã declarou que o Estreito de Ormuz permanecerá fechado até que Washington levante completamente o bloqueio naval. "Aproximar-se do Estreito de Ormuz será considerado cooperação com o inimigo e o navio infrator será atacado", enfatizou.