Notícias

Doadores buscam formas de excluir Biden da eleição contra sua vontade

"Sem dúvida, [o desempenho de Biden] foi um golpe no ânimo dos doadores e organizadores", disse o magnata Reid Hoffman, um dos mais influentes contribuintes do partido.
Doadores buscam formas de excluir Biden da eleição contra sua vontadeAP / Gerald Herbert

Os principais doadores do Partido Democrata estão em "profundo desconforto" com o desempenho decepcionante de Joe Biden no debate presidencial contra Donald Trump.

Segundo o The New York Times, alguns delespropuseram intervenções na trilha da campanha e discutiram a possibilidade de excluir o titular de 81 anos da chapa presidencial do partido.

Alternativas para remover Biden

De acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto, houve discussões com consultores políticos sobre "regras ocultas" sob as quais Biden poderia ser removido da chapa contra sua vontade e substituído antes ou durante a Convenção Nacional Democrata.

Um grupo de mega-doadores de Silicon Valley, que descreveram a situação como uma "potencial catástrofe", questionou quem na comitiva do presidente eles poderiam contatar para entrar em contato com a primeira-dama Jill Biden, que por sua vez poderia persuadir seu marido a não concorrer.

Segundo outra fonte, um dos contribuintes de Silicon Valley que havia planejado organizar um evento íntimo de arrecadação de fundos com Biden nos próximos meses decidiu não ir adiante com a reunião por causa do debate.

Em conversas em grupo e discussões reservadas, alguns democratas ricos esperavam que Biden tivesse uma epifania e decidisse se retirar por conta própria, e outros traçavam estratégias sobre como canalizar dólares para candidatos secundários. "Nas últimas 24 horas, recebi muitos e-mails perguntando se deveria haver uma campanha pública para pressionar o presidente Biden a se afastar após seu desempenho (muito) ruim no debate de ontem à noite", escreveu o magnata Reid Hoffman, um dos doadores mais influentes do Partido Democrata, em um e-mail para amigos. "Sem dúvida, foi um golpe no ânimo dos doadores e organizadores", acrescentou.

Também houve reclamações sobre a falta de comunicação da equipe de Biden com os principais arrecadadores de fundos nas 24 horas após o debate presidencial. Por sua vez, os doadores mais otimistas decidiram esperar pelas próximas pesquisas de opinião para ver a extensão das consequências do desempenho do inquilino da Casa Branca.

Segundo o jornal, a crise de arrecadação de fundos dentro do Partido Democrata "não poderia vir em um momento pior para Biden", já que Trump arrecadou mais dinheiro nos últimos dois meses, apagando a outrora enorme vantagem financeira de campanha do presidente.

O que diz a equipe de campanha de Biden?

A equipe de campanha do presidente dos EUA, no entanto, descartou qualquer preocupação financeira. Uma hora após o debate, das 23h à meia-noite, foi a melhor hora da campanha de reeleição, disseram.

Por sua vez, o ocupante da Casa Branca insiste que ainda está na disputa por outro mandato. Durante um comício de campanha na sexta-feira na cidade de Raleigh, na Carolina do Norte, o presidente foi mais enérgico e assertivo do que no debate.

"Amigos, dou a vocês minha palavra como Biden: eu não concorreria novamente se não acreditasse, com todo o meu coração e alma, que poderia fazer esse trabalho, porque, francamente, os riscos são muito altos", disse o democrata para os aplausos de apoio da multidão.