VÍDEO: Enchente massiva destrói antiga cidade chinesa

No sábado, o Centro Meteorológico Nacional da China emitiu um alerta vermelho para tempestades, o mais grave em seu sistema de alerta meteorológico de quatro níveis.

Uma das cidades mais antigas da China, Zhenyuan, na província de Guizhou, foi praticamente destruída por uma grande inundação em 29 de junho, segundo a mídia local. Vídeos publicados nas redes sociais mostram muitas casas inundadas até os telhados e móveis e carros arrastados pela forte correnteza.

Naquele dia, choveu muito na província de Guizhou, com 200 mm de chuva em 12 horas. O nível da água do rio Wuyang subiu para 11 metros em 10 horas, ultrapassando o recorde histórico em mais de três metros e deixando algumas casas sem telhado.

Também foi noticiado que as lojas ao longo do rio foram inundadas, os moradores foram evacuados com urgência e a temporada de turismo terminou prematuramente. Como as chuvas fortes continuarão por mais alguns dias, espera-se que os danos sejam muito graves.

A China vem sofrendo há algum tempo com as chuvas incessantes que fizeram com que os níveis de água subissem em dezenas de rios. No sábado, o Centro Meteorológico Nacional da China emitiu um alerta vermelho de tempestade, o mais grave em seu sistema de alerta meteorológico de quatro níveis.