Notícias

Axios: Biden desistirá da corrida eleitoral apenas nesse caso

Isso aconteceria caso seu ambiente imediato assim o decidisse.
Axios: Biden desistirá da corrida eleitoral apenas nesse casoAP / Evan Vucci

O presidente dos EUA, Joe Biden, desistirá da corrida eleitoral se seus assessores mais próximos tomarem a decisão, informou a Axios neste sábado, citando fontes.

"A única maneira de o presidente Biden se afastar, apesar de seu fracasso no debate, é se o mesmo pequeno grupo de leais de longa data, que possibilitou sua candidatura, de repente (e surpreendentemente) decidir que é hora de ele desistir", afirma o artigo.

Essas pessoas incluem sua esposa, Jill Biden; sua irmã mais nova, Valerie Biden; e Ted Kaufman, seu amigo de longa data e conselheiro de 85 anos; bem como alguns assessores da Casa Branca. "Eles são os únicos que decidem sobre Biden", destaca o veículo.

"Esse gabinete de cozinha com décadas de existência funciona como uma família extensa, um conselho de anciãos e uma oligarquia governante. Somente esses aliados têm influência sobre decisões grandes e pequenas na vida e na presidência de Biden", observa o jornal.

Uma fonte disse que a comitiva do mandatário está estudando pesquisas para descobrir se há eleitores que se voltaram a favor de Biden após sua participação no debate contra Donald Trump. "Eles sabem que foi um desastre", comentou a pessoa familiarizada com o assunto. "Mas eles acham que há um vislumbre de sobrevivência/esperança", acrescentou.

Fracasso no debate

De acordo com uma pesquisa da CNN, 67% dos espectadores do debate acreditam que Trump teve um desempenho melhor do que Biden. Esses dados alarmaram algumas autoridades democratas a tal ponto que elas começaram a pedir que o presidente se retirasse da disputa para que o partido pudesse apresentar outro candidato.

Em suas respostas durante o evento, o mandatário tropeçou várias vezes ao falar e congelou por alguns momentos, olhando para o vazio. Além disso, as pessoas que acompanharam o debate on-line notaram que ele mal piscou os olhos.

Até o momento, a equipe de campanha de Joe Biden garantiu que ele permanecerá na corrida presidencial, apesar dos resultados desfavoráveis do debate.