Notícias

Robô que trabalhava como funcionário público 'comete suicídio'

Esse é o primeiro caso desse tipo na Coreia do Sul.
Robô que trabalhava como funcionário público 'comete suicídio'Gettyimages.ru / Westend61

A Prefeitura da cidade sul-coreana de Gumi informou esta semana que seu primeiro assistente administrativo robô desapareceu após se jogar das escadas, em um incidente que foi rotulado pelas mídias locais como "o primeiro suicídio de um robô" no país.

As autoridades explicaram que o assistente robô foi encontrado sem reação após cair de umas escadas de 2 metros na semana passada. Testemunhas viram o agente robô "girando em um ponto como se houvesse algo lá" antes do incidente, mas a causa exata da queda ainda está sendo investigada, indicou um funcionário da Prefeitura à AFP.

Segundo as mídias locais, o robô assistente foi o primeiro serviço administrativo de inteligência artificial (IA) introduzido na Prefeitura de Gumi em 1º de agosto do ano passado. Usava uma carteira de identidade de funcionário público, ajudava na entrega diária de documentos e fornecia informações aos residentes locais. Seu horário de trabalho era das 9h às 18h.

O robô, projetado para desempenhar a função usando o elevador e movendo-se de um andar para outro, é o modelo mais recente da Bear Robotics, sediada no Vale do Silício, nos EUA, mas o produto final é fabricado pela Intops, que tem uma fábrica em Gumi.