Ministério da Agricultura russa busca realizar a transição para liquidações em moedas nacionais com os países do BRICS
O Ministério da Agricultura da Rússia trabalhará com os membros do BRICS na possibilidade de realizar transações em moedas nacionais dos Estados do grupo, bem como na criação e desenvolvimento de uma bolsa de grãos, declarou a ministra da Agricultura russa, Oksana Lut, citada pela RIA Novosti nesta sexta-feira.
"Somos gratos a todos os países membros do BRICS e aos representantes dos Ministérios da Agricultura por apoiarem a iniciativa russa de criar uma bolsa de grãos do BRICS", disse Lut, acrescentando que "trabalharemos em conjunto com nossos colegas na criação e desenvolvimento dessa plataforma e no desenvolvimento da possibilidade de liquidações nas moedas nacionais dos países do BRICS".
A reunião dos ministros da Agricultura dos países membros do grupo está sendo realizada na capital russa.
Segundo a funcionária de alto escalão, durante o evento os participantes discutiram as principais questões relacionadas à segurança alimentar mundial.
Além disso, a ministra enfatizou que, em geral, os BRICS agora representam cerca de 30% das terras aráveis do mundo, produzindo de um modo geral cerca de 40% de grãos, 50% de peixes e produtos lácteos em todo o mundo.
Lut qualificou os países do grupo como a principal plataforma para garantir a segurança alimentar global.
O mandatário da Rússia, Vladimir Putin, apoiou anteriormente a iniciativa de criar uma bolsa de grãos no âmbito do BRICS, observando que a especulação da bolsa influencia os preços, afetando os consumidores.