Notícias

VÍDEO: EUA exibem o primeiro voo de drone de combate

Trata-se de um veículo aéreo não tripulado de baixo custo capaz de operar ao lado de aeronaves de combate tripuladas e como uma aeronave de reconhecimento autônoma.
VÍDEO: EUA exibem o primeiro voo de drone de combateLaboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA

A Força Aérea dos EUA divulgou na quinta-feira imagens de vídeo do voo inaugural do drone XQ-67A Loyal Wingman. Os registros, feitos em 28 de fevereiro de 2024, mostram a aeronave autônoma, pilotada remotamente, sobrevoando o Aeroporto Gray Butte Field, em Palmdale, Califórnia.

Segundo as informações, espera-se aumentar o grau de autonomia no futuro.

Desenvolvido no âmbito do programa 'Low Cost Attributable Aircraft Technology' (LCAAT), o XQ-67A foi projetado para atuar como um "companheiro leal" de aeronaves tripuladas, ampliando suas capacidades sensoriais.

Trata-se de um projeto para criar um veículo aéreo não tripulado de baixo custo capaz de operar com aeronaves de combate tripuladas e como uma aeronave de reconhecimento autônoma. A aeronave é equipada com um trem de pouso retrátil que seria um padrão para o desenvolvimento de outros drones de combate.

O XQ-67A foi desenvolvido com base nas tecnologias de design automotivo e, de acordo com seus desenvolvedores, promete ser uma alternativa mais barata e mais flexível a outros drones militares.

O primeiro voo bem-sucedido do XQ-67A provou que a abordagem de 'gênero' funciona. Segundo um relatório do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA, isso permite a "replicação mais rápida e econômica da aeronave".