Notícias

Estados Unidos lançam novos ataques contra os Houthis no Iêmen

Os alvos foram os locais equipados para lançar ataques contra navios no Mar Vermelho.
Estados Unidos lançam novos ataques contra os Houthis no Iêmen

Os Estados Unidos realizaram a sua quarta ronda de ataques contra alvos Houthi no Iêmen em menos de uma semana, em meio de aumento dos agressões contra os navios comerciais que navegam no Mar Vermelho, confirmou o Comando Central dos EUA (CENTCOM)

As forças do Comando Central impactaram 14 mísseis dos Houthi que já estavam preparados para serem lançados a partir de áreas sob o seu controle e "representavam uma ameaça iminente para embarcações comerciais e navios da Marinha dos EUA na região".

"Poderiam ter sido disparados a qualquer momento, o que levou as forças norte-americanas a exercerem o seu direito e obrigação inerentes de se defenderem", argumentou o CENTCOM, que concluiu que os seus ataques preventivos, juntamente com outras acções, "irão degradar as capacidades dos Houthis para continuarem os seus ataques imprudentes contra a navegação internacional e comercial no Mar Vermelho, no Estreito de Bab el Mandeb e no Golfo de Aden".

Os Houthis atacaram na quarta-feira um navio comercial operado pelos Estados Unidos ao largo da costa do Iêmen, causando danos materiais, mas não deixando feridos entre a tripulação.

Os bombardeamentos contra alvos militares dos Houthi, equipados para lançar ataques, ocorreram horas depois de Washington ter designado o grupo rebelde iemenita como uma organização terrorista.

  • O aumento dos ataques dos Houthis contra navios de carga e petroleiros que navegam nos mares Vermelho e Arábico obrigou as companhias de navegação a suspender as operações na zona ou a modificar as rotas, para evitar passar perto da costa iemenita. Uma rota mais segura, em torno do Cabo da Boa Esperança, é mais cara e prolonga as viagens, ao supor milhares de quilómetros adicionais nos trajectos entre a Europa e a Ásia.
  • Em resposta aos ataques do grupo rebelde, a Marinha dos EUA anunciou o lançamento da operação multinacional "Guardião da Prosperidade" para "garantir a segurança da navegação comercial" perto do Iémen.

  • Na semana passada, os EUA e o Reino Unido lançaram vários ataques contra posições Houthis no Iêmen. Durante a operação militar, Washington utilizou mais de 100 munições guiadas de precisão para bombardear mais de 60 alvos em 16 locais diferentes do país.

  • Por seu lado, os Houthis prometeram não deixar os ataques "sem resposta e sem castigo", acrescentando que a ofensiva deixou cinco mortos e seis feridos.