Os democratas sentiram "confusão" e "preocupação" durante o primeiro debate presidencial na corrida para a eleição de novembro entre o candidato de seu partido, Joe Biden, e seu rival republicano, Donald Trump, informa o Politico.
Um ex-assessor de Biden na campanha e na Casa Branca, cujo nome não foi revelado, classificou seu desempenho como "terrível", dizendo que teve dificuldades para entender o presidente e mais de uma vez teve que se perguntar: "O que ele disse? É uma loucura", declarou.
De acordo com o jornal, as intervenções confusas de Biden deram inúmeras vantagens ao seu oponente para lançar comentários contra ele. "Eu não sei o que ele disse no final. Acho que nem ele mesmo sabe o que disse", disse Trump após a resposta bizarra de Biden a uma pergunta sobre imigração.
Outro agente democrata aposentado, que também não teve seu nome revelado, indicou que "parece que Biden precisaria de alguns minutos para se aquecer". "O pobre homem precisa de uma xícara de chá. Talvez um uísque", acrescentou.
Por sua vez, Jay Surdukowski, advogado e ativista democrata de New Hampshire, também lamentou os resultados do debate, destacando a impotência que, segundo ele, o candidato democrata demonstrou. "Biden está frito", declarou ele.
O veículo informou que o desempenho do presidente "foi amplamente criticado na Internet e provavelmente reforçará a impressão de que ele perdeu o ritmo". Além disso, as pessoas que acompanharam o debate on-line notaram que Biden mal piscou os olhos.
Um funcionário da Casa Branca relatou que a voz rouca e a tosse ocasional de Biden durante o evento poderiam se dever a um resfriado recentemente diagnosticado por seu médico, Kevin O'Connor. No entanto, a equipe do presidente não mencionou esse detalhe até que Biden começasse a responder às perguntas em seus discursos.