
Metade da população do Brasil será obesa nos próximos 20 anos, revela estudo

Quase a metade da população brasileira será obesa nos próximos 20 anos se a sociedade mantiver os hábitos atuais, segundo um estudo divulgado no Congresso Internacional sobre Obesidade que está sendo realizado em São Paulo.
O relatório, difundido por várias mídias locais, indica que, até 2044, 48% dos adultos poderiam sofrer obesidade e 27 % excesso de peso. Isso significa que 130 milhões de pessoas teriam um dos dois índices.
Our #SCOPESchool is in full swing here in São Paulo 🇧🇷In conjunction with #ICO2024, obesity experts around the world have gathered to discuss collaborative approaches to address #obesity.👀 Follow @SCOPEObesity for updates throughout the day! https://t.co/Pb2FuTRfmT
— World Obesity (@WorldObesity) June 25, 2024
Atualmente, 34% da população sofre de obesidade e 22% de excesso de peso.
"Diabetes ou hipertensão"
O estudo também indica que três quartos da população ativa serão afetados por doenças associadas a um alto índice de massa corporal (IMC), como por exemplo, diabetes ou hipertensão.

A pesquisa, realizada por Eduardo Nilson, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e outros colaboradores, alerta que os índices de obesidade afetariam todas as regiões do país.
Os especialistas recomendam a implementação urgente de políticas robustas, incluindo o tratamento dos casos existentes e a prevenção do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias.
Além de campanhas de conscientização, pedem a melhoria do ambiente alimentar desde a primeira infância até a idade adulta por meio de políticas regulatórias e fiscais que facilitem escolhas alimentares saudáveis.