Notícias

Presidente do Congo: "A África ganhou força para combater o colonialismo com o apoio da Rússia"

A visita oficial do presidente africano ocorre por ocasião do 60º aniversário do estabelecimento das relações com a Rússia.
Presidente do Congo: "A África ganhou força para combater o colonialismo com o apoio da Rússia"Sputnik / Mijaíl Metsel

O presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, reuniu-se nesta quinta-feira com seu homólogo russo, Vladimir Putin, no âmbito de sua visita oficial ao país eslavo. Durante a reunião, Sassou Nguesso destacou que "o povo africano ganhou força para lutar contra o colonialismo com o apoio da Rússia".

"Seu país mantém relações não apenas com a República do Congo, mas também com outros países africanos", afirmou, observando que, graças a isso, as nações do continente africano aprenderam o poder da resistência "na luta contra a colonização para sua libertação". 

O líder congolês acrescentou ainda que esse processo continua "em várias formas e formatos porque os povos africanos ainda estão lutando por um desenvolvimento eficaz".

Ao mesmo tempo, o mandatário enfatizou que a República do Congo e a Rússia mantiveram relações "amigáveis" e "solidárias" durante seis décadas, expressando sua esperança de que elas continuem por muitos anos.

"Viemos aqui para comemorar o 60º aniversário do estabelecimento das relações entre nossos países, explorar oportunidades para alcançar um novo nível e estabelecer as bases de uma cooperação sólida para os próximos 60 anos", disse Sassou Nguesso a Putin.

Por sua vez, o governante russo elogiou a grande contribuição do presidente congolês para o desenvolvimento positivo dos laços entre os dois países e o condecorou com a medalha da Ordem de Honra.