Notícias

Homem paralisado escreve um livro movendo apenas os olhos

Sofreu um derrame na adolescência e, depois disso, desenvolveu um raro distúrbio neurológico.
Homem paralisado escreve um livro movendo apenas os olhosLegion-media.ru

Um britânico que ficou totalmente paralisado desde a adolescência conseguiu escrever um livro com um dispositivo especial usando apenas os olhos, informam as mídias locais.

Howard Wicks, de 29 anos, da cidade de Dartmouth, sofreu um derrame em 2011, quando tinha 16 anos. Desde então, ficou paralisado com todos os músculos de seu corpo afetados, exceto os olhos, e desenvolveu um distúrbio neurológico chamado síndrome de encarceramento. 

Esse distúrbio é bastante raro e se desenvolve em menos de 1% dos sobreviventes de um acidente vascular cerebral, informa o Daily Mail. É causado por danos ao tronco cerebral, que contém os nervos que transmitem informações para outras partes do corpo. Os pacientes ficam conscientes, mas não conseguem se mover ou falar. Em geral, eles podem ouvir, ver, piscar e mover os olhos.

Embora alguns deles consigam mover certas partes do corpo, a maioria acaba acamada e só consegue respirar, comer e beber por meio de tubos médicos especiais, sem poder se comunicar com outras pessoas. "Esse é um dos aspectos mais angustiantes e frustrantes dessa doença", revela Howard.

Em seu caso, ele usou o computador Eyegaze, um dispositivo que rastreia os movimentos dos olhos, para se comunicar com outras pessoas e escrever seu romance. Levou cerca de 18 meses para escrever 50.000 palavras para o livro.

"O capítulo inicial apresenta ao leitor minha vida antes do derrame, permitindo que entenda quem eu era", explicou. "O livro termina com minha transição do ambiente hospitalar para a vida na comunidade", acrescentou. Também detalhou que planeja transformar o livro em uma trilogia, com eventos que ocorreram desde quando tinha 16 anos de idade até os dias atuais.