Notícias

NASA escolhe a SpaceX para criar uma espaçonave que tirará a EEI de órbita

O dispositivo se acoplará à estação para realizar uma série de manobras e reentrar na Terra de forma controlada em uma região remota do Oceano Pacífico.
NASA escolhe a SpaceX para criar uma espaçonave que tirará a EEI de órbitaAP / NASA

A NASA anunciou na quarta-feira que concedeu um contrato de 843 milhões de dólares à fabricante aeroespacial SpaceX para desenvolver uma nave espacial que será usada para tirar a Estação Espacial Internacional (EEI) da órbita baixa da Terra após o fim de sua vida operacional em 2030.

O chamado Veículo de Desorbitação dos EUA (USDV, na sigla em inglês) deverá se acoplar à EEI e realizar uma série de manobras para conseguir uma reentrada controlada da estação em uma região remota do Oceano Pacífico. 

Segundo a NASA, o contrato não inclui o custo de lançamento do futuro rebocador espacial, pois esse serviço será adquirido em uma data posterior. A agência espacial norte-americana tomará posse do dispositivo quando a SpaceX terminar de construí-lo e o operará durante a missão de desorbitação da EEI.

O USDV deve se desintegrar completamente como parte do processo de reentrada da estação espacial. A NASA não forneceu mais detalhes sobre as características da espaçonave. A SpaceX, por sua vez, afirmou estar honrada com o fato de a NASA ter confiado na empresa para "apoiar essa missão crítica".

Junto com o anúncio do contrato, a agência divulgou um livro branco descrevendo sua justificativa para a escolha da desorbitagem da EEI. O documento afirma que a NASA descartou a possibilidade de entregar a estação a um operador comercial porque seus componentes pertencem a vários países.