Rússia e Irã assinam memorando estratégico sobre o fornecimento de gás russo
A gigante russa do gás Gazprom e a Empresa Nacional de Gás do Irã (NIGC, por suas siglas em inglês) assinaram um memorando estratégico na quarta-feira sobre o desenvolvimento do fornecimento de gás natural por gasodutos da Rússia para a República Islâmica do Irã, informou a empresa russa em seu site.
A Gazprom disse que as duas partes se baseiam no "desenvolvimento da cooperação mutuamente benéfica a longo prazo".
O documento foi assinado no âmbito da visita de uma delegação da Gazprom, liderada pelo presidente da empresa, Alexei Miller, para o país persa. A cerimônia foi realizada na presença do mandatário interino do Irã, Mohammad Mokhber.
O chefe da Gazprom também se reuniu com o ministro do Petróleo do Irã, Javad Owji. Durante a reunião, as partes discutiram os passos prioritários para implementar o memorando estratégico assinado, bem como outras áreas de cooperação entre a Rússia e o Irã no setor de energia.
Fortalecimento da parceria energética com a Rússia
A República Islâmica do Irã, sendo alvo de severas sanções ocidentais, está buscando maneiras de desenvolver seus abundantes campos de petróleo e gás e anunciou, no ano passado, que estabeleceria um centro de distribuição de gás na região industrial de Asaluyeh, na província de Bushehr, no sul do país.
"Com a ajuda da Rússia, Turcomenistão e Qatar, pretendemos transformar o Golfo Pérsico e Asaluyeh em um centro de distribuição de gás", declarou Owji na época.
Além disso, durante a visita do ex-ministro de Energia russo, Alexander Novak, ao Irã no ano passado, Owji observou que, nos últimos dois anos, as empresas de petróleo e gás russas e iranianas haviam assinado "contratos concretos, e alguns campos [iranianos] já estão sendo desenvolvidos por parceiros russos".
Por sua vez, Novak disse que a ZN-Vostok da Rússia já estava trabalhando com sucesso em vários projetos no Irã e estava considerando participar de outros. Ele disse que a Gazprom estava considerando dois campos de gás "para desenvolvimento conjunto com uma empresa de gás iraniana e subsequente implementação de projetos de liquefação de gás e seu fornecimento para mercados em todo o mundo".