Luis Arce sobre a tentativa de golpe: "Faremos com que a democracia seja respeitada"
O presidente da Bolívia, Luis Arce, se pronunciou em uma coletiva de imprensa na tarde de quarta-feira, após a tentativa de golpe contra ele.
"Deploramos as atitudes dos maus militares [...] Vamos garantir que a democracia conquistada nas urnas com o voto do povo seja respeitada", declarou o presidente, após dar posse ao novo Alto Comando Militar.
Em seu discurso, ele deixou claro: "Faremos valer a democracia conquistada pelo voto do povo boliviano nas urnas".
ÚLTIMA HORA | Presidente Luis Arce tras intentona golpista contra su Gobierno: "Haremos respetar la democracia ganada con el voto en las urnas del pueblo boliviano". https://t.co/Szwmt6qw6qpic.twitter.com/vbdMrDbV6O
— AlbertoRodNews (@AlbertoRodNews) June 26, 2024
Embora tenha reprovado a atitude do grupo de militares que tentou o golpe, ele também reconheceu a coragem daqueles que respeitam as leis do país.
"Temos militares que sabem que nossa Constituição e o respeito às leis em vigor são o mais importante", enfatizou.
O presidente boliviano também cumprimentou as pessoas que, diante dos acontecimentos, se mobilizaram para cercar a Praça Murillo, que havia sido tomada pelos militares, para expressar seu apoio ao presidente.
Enquanto ele fazia seu discurso, ouviam-se cantos de apoio, como: "Lucho, meu amigo, o povo está com contigo" e "o povo unido, jamais será vencido".
Ele também agradeceu aos países da região e às organizações internacionais por seu apoio diante dessa tentativa de romper a ordem democrática na Bolívia.