Trump: 'Se não houver acordo com o Irã, retomaremos os combates'

Washington também anunciou que tomará medidas para aumentar a pressão sobre a nação persa.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (16) que, se não houver um acordo com o Irã, continuará com o conflito no Oriente Médio.

A declaração ocorreu após ele ser consultado por jornalistas na Casa Branca sobre se estaria disposto a prorrogar o cessar-fogo com o Irã ou retomar os combates. "Se não houver acordo, retomaremos os combates".

O Pentágono também afirmou que aumentará a pressão sobre a nação persa com uma nova ofensiva de sanções denominada operação Fúria Econômica, destinada a endurecer ao máximo a pressão financeira sobre a República Islâmica.

O secretário de Guerra norte americano, Pete Hegseth, assinalou que o Irã pode optar por um "futuro próspero", mas se rejeitar essa via, enfrentará não apenas o cerco naval, mas também possíveis ataques contra sua infraestrutura energética e elétrica. Ao mesmo tempo, Hegseth advertiu que seu país manterá o bloqueio atual "pelo tempo que for necessário".