Notícias

Vice-presidente da Bolívia denuncia golpe de Estado

David Choquehuanca declarou nas redes sociais que eles estão atacando um "Governo democraticamente eleito".
Vice-presidente da Bolívia denuncia golpe de EstadoGettyimages.ru / Sean Gallup

O vice-presidente da Bolívia, David Choquehuanca, denunciou à comunidade internacional nesta quarta-feira que em seu país "há um golpe de Estado" e que ele está sendo cometido contra um Governo "democraticamente eleito".

Choquehuanca fez sua declaração em uma breve mensagem na rede social X, depois que o presidente Luis Arce denunciou "mobilizações irregulares de algumas unidades do exército" pelo mesmo canal.

Vídeos compartilhados nas redes sociais nesta quarta-feira mostraram que os membros das Forças Armadas se reuniram na Praça Murillo, em La Paz, para a qual o presidente Arce declarou: "A democracia deve ser respeitada".

O ex-presidente Evo Morales também se manifestou publicamente, denunciando o "aquartelamento" das Forças Armadas e conclamando os movimentos sociais a defender o Governo constitucional.

Com a Praça Murillo cercada por tropas do Exército e veículos blindados, um grupo de soldados forçou a entrada no Palácio Quemado, o palácio presidencial da Bolívia, localizado em La Paz.

Através de vídeos nas redes sociais, um tanque militar foi visto arrombando a porta do prédio presidencial boliviano.

Uma vez dentro do Palácio Quemado, Arce confrontou pessoalmente o comandante geral, Juan José Zuñiga, que supostamente havia ordenado o levante, e ordenou que ele desmobilizasse as Forças Armadas.