Notícias

Xiomara Castro convoca reunião urgente dos presidentes da CELAC após os eventos na Bolívia

O presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou na quarta-feira "mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército".
Xiomara Castro convoca reunião urgente dos presidentes da CELAC após os eventos na BolíviaGettyimages.ru / Manuel Cortina / SOPA Images

A presidente de Honduras, Xiomara Castro de Zelaya, conclamou os presidentes dos países membros da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) a condenar "com urgência" os recentes acontecimentos na Bolívia.

"Faço um apelo urgente aos presidentes dos países membros da CELAC para que condenem o fascismo que hoje está atacando a democracia na Bolívia e exijam total respeito ao poder civil e à Constituição", disse Castro, cujo país ocupa a presidência pro tempore do órgão regional.

Castro fez sua declaração depois que o presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou nesta quarta-feira "mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército boliviano".

Da mesma forma, o ex-presidente Evo Morales garantiu que "um golpe de Estado" está em andamento. Ele declarou que o general Juan José Zúñiga, que no dia anterior foi destituído de seu cargo de ex-comandante do Exército, está "à frente" desse ataque à democracia.

Em sua mensagem, Castro expressou seu "apoio incondicional" ao povo da Bolívia, bem como a Arce e Morales.