Evo Morales: "Um golpe de Estado está se formando" na Bolívia
O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta quarta-feira que um "golpe de Estado" está sendo preparado em seu país, após a mobilização irregular de tropas militares na capital, denunciada pelo presidente Luis Arce.
"Um golpe de Estado está se formando. Neste momento, o pessoal das Forças Armadas e os tanques estão posicionados na Praça Murillo. Eles convocaram uma reunião de emergência às 15h no Estado-Maior do Exército em Miraflores com uniformes de combate", escreveu Morales em sua conta no X.
Se gesta el Golpe de Estado. En este momento se despliega personal de las Fuerzas Armadas y tanquetas en la Plaza Murillo. Convocaron a las 3:00 pm a reunión de emergencia en el Estado Mayor del Ejército en Miraflores con uniformes de combate.Convocanos a los movimientos… pic.twitter.com/87V8WAtRO7
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) June 26, 2024
Em resposta, o líder indígena convocou "os movimentos sociais do campo e da cidade para defender a democracia".
Em outra postagem, Morales afirmou que um grupo ligado ao Regimento Especial de Chapata "Méndez Arcos" cercou as proximidades do Palácio do Governo "com franco-atiradores", o que "parece indicar que eles prepararam o golpe de Estado com antecedência".
Denunciamos que un Grupo del Regimiento Especial de Challapata "Mendez Arcos" tomaron la Plaza Murillo con francotiradores. Esto pareciera indicar que prepararon con anticipación el Golpe de Estado.Pido al pueblo con vocación democracia a defender la Patria de algunos grupos…
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) June 26, 2024
"Convoco as pessoas com vocação para a democracia a defender a pátria de alguns grupos militares que agem contra a democracia e o povo", acrescentou.