
Nova York propõe taxa sobre propriedades de US$ 5 milhões

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, propôs nesta quarta-feira (15) uma taxação para imóveis de alto padrão, em resposta à pressão do prefeito Zohran Mamdani. A proposta tem como alvo residências secundárias na cidade com valor mínimo de US$ 5 milhões ( cerca de R$ 24,96 milhões).
"A cidade de Nova York é a melhor do mundo e as pessoas que a chamam de lar não podem carregar o fardo sozinhas", afirmou a governadora em coletiva de imprensa. "Se você consegue pagar uma segunda residência de US$ 5 milhões que fica vazia a maior parte do ano, você consegue contribuir como qualquer outro nova-iorquino", ressaltou.
Segundo o comunicado do governo de Nova York, a taxação é um apoio aos esforços de Mamdani para equilibrar as contas da cidade. A expectativa é de gerar pelo menos US$ 500 milhões (R$ 2,49 bilhões) por ano aos cofres nova-iorquinos.
"Graças ao apoio da governadora Hochul, estamos a um passo de equilibrar nosso orçamento ao taxar os ultrarricos e as elites globais", disse o prefeito, afirmando que esta taxa é "a primeira do tipo no nosso estado".
Happy Tax Day, New York. We’re taxing the rich. pic.twitter.com/Wky2LFXC9W
— Mayor Zohran Kwame Mamdani (@NYCMayor) April 15, 2026
Para celebrar a vitória política, Mamdani publicou um vídeo em suas redes sociais apresentando e explicando a proposta, batizando-a de "Dia da Taxação". Ele gravou as imagens em frente a uma das propriedades que devem ser taxadas, avaliada em US$ 238 milhões, pertencente a Ken Griffin.

Segundo ele, a verba será usada nas creches públicas, na limpeza da cidade e na segurança dos bairros.
A taxa foi uma forma de contornar as propostas de Mamdani para aumentar os impostos sobre os mais ricos de Nova York. O prefeito defendia elevar o imposto de renda para moradores da cidade que recebem mais de US$ 1 milhão anuais.
