Notícias

Nova York propõe taxa sobre propriedades de US$ 5 milhões

Proposta de taxação mira residências secundárias para arrecadar US$ 500 milhões anuais e equilibrar o orçamento da cidade.
Nova York propõe taxa sobre propriedades de US$ 5 milhõesGettyimages.ru / Spencer Platt

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, propôs nesta quarta-feira (15) uma taxação para imóveis de alto padrão, em resposta à pressão do prefeito Zohran Mamdani. A proposta tem como alvo residências secundárias na cidade com valor mínimo de US$ 5 milhões ( cerca de R$ 24,96 milhões).

"A cidade de Nova York é a melhor do mundo e as pessoas que a chamam de lar não podem carregar o fardo sozinhas", afirmou a governadora em coletiva de imprensa. "Se você consegue pagar uma segunda residência de US$ 5 milhões que fica vazia a maior parte do ano, você consegue contribuir como qualquer outro nova-iorquino", ressaltou.

Segundo o comunicado do governo de Nova York, a taxação é um apoio aos esforços de Mamdani para equilibrar as contas da cidade. A expectativa é de gerar pelo menos US$ 500 milhões (R$ 2,49 bilhões) por ano aos cofres nova-iorquinos.

"Graças ao apoio da governadora Hochul, estamos a um passo de equilibrar nosso orçamento ao taxar os ultrarricos e as elites globais", disse o prefeito, afirmando que esta taxa é "a primeira do tipo no nosso estado".

Para celebrar a vitória política, Mamdani publicou um vídeo em suas redes sociais apresentando e explicando a proposta, batizando-a de "Dia da Taxação". Ele gravou as imagens em frente a uma das propriedades que devem ser taxadas, avaliada em US$ 238 milhões, pertencente a Ken Griffin.

Segundo ele, a verba será usada nas creches públicas, na limpeza da cidade e na segurança dos bairros.

A taxa foi uma forma de contornar as propostas de Mamdani para aumentar os impostos sobre os mais ricos de Nova York. O prefeito defendia elevar o imposto de renda para moradores da cidade que recebem mais de US$ 1 milhão anuais.