O presidente americano, Donald Trump, garantiu nesta quarta-feira (15) que os EUA abrirão o Estreito de Ormuz e que essa situação não vai se repetir.
"A China está muito contente por eu estar abrindo permanentemente o Estreito de Ormuz. Estou fazendo isso por eles e pelo mundo", escreveu no Truth Social.
Na publicação, o presidente acrescentou que "essa situação nunca mais vai acontecer de novo" e afirmou que Pequim concordou em não enviar armas ao Irã.
"O presidente Xi me dará um grande e caloroso abraço quando eu for lá daqui a algumas semanas. Estamos trabalhando juntos, de forma inteligente, e muito eficaz!", acrescentou.
Bloqueio contra o Irã
- Os EUA iniciaram um bloqueio marítimo ao Irã e ao Estreito de Ormuz na segunda-feira (13), às 14h GMT (11h no horário de Brasília), interceptando navios que entravam ou saíam de portos e áreas costeiras iranianas.
- o Irã classificou como "ilegal" e "um ato de pirataria" a imposição, por parte dos EUA, de restrições ao tráfego marítimo de navios em águas internacionais.
- "As Forças Armadas da República Islâmica do Irã declaram com clareza e determinação que a segurança dos portos no Golfo Pérsico e no Mar de Omã é para todos ou para ninguém", afirmou o porta-voz do Quartel-General Central Khatam al-Anbiya das Forças Armadas do Irã, Ebrahim Zolfaghari.
- Além disso, o porta-voz afirmou que nenhum porto no Golfo Pérsico e no Mar de Omã estará a salvo enquanto os de seu país forem ameaçados.
- O Irã advertiu que a aproximação de navios de guerra ao Estreito de Ormuz "sob qualquer pretexto ou nome" seria considerada uma violação do cessar-fogo estabelecido entre Washington e Teerã, prometendo agir com firmeza contra qualquer um que violasse o acordo.